quarta-feira, 7 de abril de 2010

Respeito



Na semana passada eu pude presenciar uma situação muito triste.. que trouxe uma aprendizado interessante.

Há alguns dias a mãe de um amigo nosso falaceu. Como a família é hindu, vários rituais devem ser seguidos pelo filho homem: ele precisa raspar o cabelo e fazer um tipo de jejum por 13 dias; onde ele não pode ser tocado, não pode comer comida normal e não pode realizar nenhuma atividade de qualquer gênero.

De início parece que é só mais uma forma de escravidão.. mas depois de um tempo você entende, não é escravidão.. é respeito. Nesse período que o filho fica em jejum, ele reflete sobre a vida do familiar e agradece pelo tempo que durou a jornada, além de "rezar" pela vida do morto para que ele tenha um lugar bom no céu.

É claro que várias crenças e mitos estão imbutidos nesse ritual, porém eles prestam um respeito que poucas religiões pregam.. e não somente quando o familiar morre. Durante toda a vida, os filhos respeitam e obedecem os pais, sendo que muitos dos filhos, depois que casam, continuam a morar em casa para por ordem dos pais...e na maioria das vezes; para não dizer todas; servem de empregados.

..isso nos faz pensar,.. muitas vezes não fazemos questão de ter respeito , mesmo tendo toda a liberdade do mundo!

Ao mesmo tempo que vejo situações muito tristes.. vejo que, no Nepal, vários princípios foram preservados, e essa parte é linda demais!


.; a foto mostra uma homem honrando um convidado.. as mãe juntas são um sinal de boas vindas e o colar de flores "mala" serve para honrar o convidado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário